Responsabilidade ambiental: por que ela é imprescindível?
Para a Bosch, sustentabilidade não é apenas uma responsabilidade, mas um fator essencial para o sucesso a longo prazo. A empresa reconhece que seu impacto no meio ambiente deve ser cuidadosamente gerido para garantir um futuro mais equilibrado e saudável para as gerações atuais e futuras. Com esse compromisso, a Bosch trabalha incansavelmente para tornar o uso de energia renovável mais acessível e promover mobilidade segura, limpa e econômica.
A sustentabilidade é uma diretriz fundamental em todas as suas operações, guiando tanto o desenvolvimento de produtos inovadores quanto a implementação de práticas empresariais que visam reduzir o impacto ambiental em todos os níveis.
O que é responsabilidade ambiental?
A responsabilidade ambiental é um compromisso que se traduz em ações práticas e decisões conscientes, direcionadas ao desenvolvimento sustentável do planeta. Ela envolve práticas e atitudes que buscam preservar o meio ambiente, mantendo um equilíbrio entre as necessidades atuais e a capacidade das futuras gerações de atender às suas próprias demandas. Em termos simples, significa agir de maneira a proteger e regenerar os recursos naturais, ao mesmo tempo que se impulsiona o crescimento socioeconômico de forma sustentável.
Qual é a sua importância?
Do ponto de vista ambiental, a responsabilidade ambiental traz benefícios evidentes, como a diminuição no consumo e desperdício de recursos cada vez mais caros e dispendiosos, a redução da poluição e dos consequentes danos à saúde humana e ao meio ambiente, e a educação socioambiental. Muito se discute sobre o aquecimento global, a poluição do meio ambiente e a escassez dos recursos naturais, e isso não é uma falácia.
A extração não planejada de matéria-prima, a emissão de gases poluentes na atmosfera e o mau direcionamento de resíduos industriais e domésticos têm gerado sérias perdas, tornando os meios de produção insustentáveis a médio e longo prazo. Isso quer dizer que, sem o devido cuidado, um dia os recursos se esgotarão, e pouco sobrará para as gerações futuras — sem falar nas condições climáticas adversas.
Quais os objetivos da responsabilidade ambiental?
Apesar de todas as vantagens geradas por meio de atitudes ligadas à responsabilidade ambiental, quais devem ser os objetivos ao adotar essas práticas?
O principal objetivo de implementar ações de responsabilidade ambiental é garantir a utilização consciente dos recursos naturais, prevenindo danos e riscos ao meio ambiente. Isso inclui mudanças que vão desde os hábitos de consumo da sociedade, passando pela gestão de resíduos, eliminação de desperdícios, eficiência energética e muito mais.
No entanto, isso não significa comprometer a economia. Ou seja, a responsabilidade ambiental é um conjunto de atitudes tanto individuais e coletivas, dentro e fora das empresas, levando em consideração o crescimento econômico unido à proteção do meio ambiente na atualidade e também para as gerações que virão, garantindo, assim, a sustentabilidade em longo prazo.
Quais as políticas ambientais da Bosch?
A Bosch trabalha em prol de uma qualidade de vida melhor e cria soluções que visam a conservação dos recursos naturais. O objetivo é focar nas próximas gerações e agir com responsabilidade em benefícios da sociedade e do meio ambiente.
Política de responsabilidade
A Bosch tem o compromisso com todos os seus colaboradores, qualificando-os a atuarem de maneira preventiva, sem colocar em perigo as pessoas e o meio ambiente. Constantemente, os processos da empresa são revisados, o que permite a identificação de pontos fracos e potencial de melhoria, garantindo a eficácia do programa de trabalho na segurança e proteção do meio ambiente e da saúde das pessoas.
Inclusive, a mesma premissa é seguida no desenvolvimento e na fabricação de produtos seguros, ecológicos e econômicos. A ideia é que o processo não afete negativamente a saúde nem a segurança das pessoas, minimizando os impactos ambientais adversos durante todo o ciclo de vida dos produtos e serviços, incluindo durante a recuperação e eliminação dos resíduos.
A Bosch trabalha para que os seus produtos e serviços estejam dentro de um processo ecologicamente correto e preza pelo consumo consciente, com sistemas de gestão ambiental em todas as suas unidades. A Bosch se destaca com produtos seguros e de alta qualidade. A ideia é fazer negócios que respeitem os recursos naturais e gerem impactos positivos na sociedade.
Por exemplo, em relação à emissão de carbono, a Bosch se comprometeu com uma meta ambiciosa: fazer com que as mais de 400 unidades no mundo inteiro neutralizem por completo toda a emissão de carbono. Para isso, serão investidos mais de dois bilhões de euros até 2030.
Para atingir esse objetivo, a empresa tem investido em quatro pilares: eficiência energética, geração de energia renovável, compra de energia verde e compra de créditos de carbono. Além disso, a empresa está investindo em projetos ambientais certificados de acordo com padrões rigorosos, a fim de apoiar o desenvolvimento social e ecológico.
Eficiência energética
Na Bosch, diversas unidades investem em projetos que combinam tecnologia, inovação e eficiência energética para reduzir seu impacto ambiental e gerar economia de custos. Promovemos o uso de energia limpa, automatização dos processos e incentiva a cultura de sustentabilidade entre seus colaboradores.
Desde 2019, iniciamos mais de 7.000 projetos de eficiência energética em todo o mundo, com cerca de 1.100 novos projetos adicionados apenas em 2024. Com eles, capturamos até agora um potencial de economia de 1.144 GWh no total. Sendo assim, nosso foco é aumentar a geração renovável própria em nossas instalações para 400 GWh e 100% de eletricidade verde até 2030.
Reutilização da água
O trabalho da Bosch também se expande para a reutilização da água. O objetivo dessa ação é conseguir tratar os recursos hídricos aplicados em um determinado processo e, consequentemente, reutilizá-los, fazendo com que eles retornem ao ciclo produtivo. Afinal, a autossuficiência em água industrial contribui diretamente com a preservação desse recurso.
Além disso, iniciamos em 2021 a chamada "Jornada Inteligente da Água". O projeto tinha como meta reduzir em 50% o consumo de água em processos galvânicos. Na primeira fase, foram instalados medidores de água conectados a uma plataforma WEB, economizando mais de 13 milhões de litros de água.
A equipe responsável aprimorou o projeto mapeando as condições dos tanques de enxágue, estabelecendo limites de condutividade e instalando medidores de condutividade com válvulas solenoides para ajustes automáticos no fluxo de água, garantindo sua qualidade e otimizando o uso, totalizando uma redução de 60%.
Gestão de resíduos
A política da Bosch para resíduos tem duas frentes principais. A primeira delas é diminuir a geração de resíduos e a segunda é dar um destino ambientalmente correto a eles. O15ª Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU) visa proteger, recuperar e promover o uso sustentável dos ecossistemas terrestres.
Rota 2030
Outro exemplo de políticas ambientais que têm a participação direta da Bosch é o Programa Rota 2030. Criado pelo Governo Federal em 2017, a ideia do projeto é garantir a produção de veículos com maior eficiência energética e segurança veicular. A partir de incentivos fiscais para as fabricantes, o objetivo é estimular os investimentos em Pesquisa e Desenvolvimento (P&D).
Prêmios
A responsabilidade ambiental está no coração da missão da Bosch. Adotar práticas sustentáveis em todas as nossas operações não é apenas uma escolha estratégica, mas um compromisso essencial para garantir um crescimento econômico justo e seguro tanto para as gerações atuais quanto para as futuras. Nossa dedicação à sustentabilidade vai além de ações pontuais; ela permeia todas as áreas da empresa, orientando nossas decisões e inovação.
Nossas iniciativas resultam em reconhecimento do grupo Bosch nas seguintes premiações e certificados em 2024:
- Toyota – Categoria ESG - Brasil
- Iveco – Categoria Social - Brasil
- Mineração – Categoria Sustentabilidade - Peru
- BRASA – Associação de Fornecedores Toyota – Categoria Sustentabilidade - Brasil
- Governo Peruano – Categoria Sustentabilidade - Peru
- FIESC – Categoria Sustentabilidade - Brasil
- Autodata – Categoria Inovação e ESG – Brasil
- Volkswagen do Brasil – Categoria Social & Diversidade – Brasil
- KPMG - Relatórios de Transparência e Diagnóstico de Equidade Salarial - Brasil
Nome do projeto submetido: Autossuficiência no Abastecimento de Água Industrial. Finalista.
⦁ Prêmio ECO Brasil (2019) – Nome do projeto submetido: Aterro Zero – Uma nova visão na gestão de resíduos sólidos.
⦁ CNH Industrial (2020) – Suppliers Excellence Awards 2020. Categoria: Sustainability. Nome do projeto submetido: Sistema Fotovoltaico Bosch Curitiba (CtP).
- XVI Fórum de Sustentabilidade do Sindipeças (2020) - Divulgação de Projetos de Sustentabilidade. Nome do projeto submetido: Neutralidade de CO2: Uma meta global Bosch.
Mudar atitudes nos conecta com uma vida melhor!